APRENDENDO SOBRE ENERGIA

 
 
  Dia Mundial da Energia comemora-se no dia 29 de Maio.
 




 
Sabe o que é a energia?
A energia faz com que as coisas aconteçam. Ela faz mover os carros na estrada e os barcos na água. Ela é precisa para cozinhar e para conservar os alimentos no frigorífico. Ilumina a nossa casa e escola, faz com que um relógio funcione. A energia faz crescer o nosso organismo e sem ela não conseguíamos pensar.
 
Usamos energia nas nossas casas, nas empresas, para viajar para diferentes locais.
 
Existem várias formas de energia – energia mecânica, energia química, energia eléctrica, …
 
Já deves ter perguntado: O que faz um carro andar?
Um carro em movimento possui energia mecânica devido ao seu movimento.
 
Sabia que temos fontes de energia renováveis e fontes de energia não renováveis?
O carvão, o petróleo e o gás natural são fontes de energia não renováveis. Sabes o que isto quer dizer?
Estas fontes de energias não duram para sempre, são esgotáveis e muito poluentes.
 
As fontes de energia não renováveis são utilizadas para produzir electricidade, para mover os nossos carros, para aquecer as nossas casas e para fabricar muitos produtos.
 
As fontes de energia renováveis provêm de forças naturais, como o sol, o vento, as ondas, os rios e incluem a biomassa, a energia geotérmica, a energia hídrica, a energia solar, a energia eólica e a energia das ondas. São chamadas fontes de energia renováveis porque não se esgotam e podem ser continuamente utilizadas. Dia após dia, o sol brilha, o vento sopra e os rios correm.
 
Utilizamos as fontes de energia renováveis essencialmente para produzir electricidade.
 
Poupar energia pode ser divertido. Sabe como?
Pode criar jogos ou competições com os teus irmãos. Pede ajuda aos teus pais e criem um calendário de tarefas que concede pontos aos que completarem uma tarefa de forma eficiente – fechar as luzes das divisões da casa quando não está ninguém, abrir os estores para aproveitar a claridade do sol, desligar os aparelhos no interruptor e não no comando, colocar toda a roupa suja na máquina de lavar para ajudar o pai ou a mãe, entre outros.
 

Energia: A força que move o mundo


A cida ligando a luzVocê sabe o que o carro, a TV e o homem têm em comum? Quem respondeu energia, acertou em cheio! Afinal, todos três exemplos dependem de um tipo de energia para se manter. O carro, por exemplo, necessita do combustível para funcionar, a tevê de eletricidade para ligar e o homem de alimentos para manter o corpo em movimento.

Mas o que é energia?

Energia é tudo o que pode ser transformado em calor, movimento ou luz. A palavra energia tem origem no idioma grego, εργοs (ergos) e significa "trabalho". Isso quer dizer que é a energia que faz as máquinas e o organismo humano trabalharem.
Fontes
Há duas formas de produção de energia. Essas formas de produção também são chamadas de fontes e são classificadas em: não renováveis ou convencionais e renováveis ou alternativas.
As fontes não renováveis são produzidas por meio de elementos da natureza, que podem acabar pois existem em quantidade limitadas. Essas fontes, que não podem ser refeitas pelo homem, são chamadas de combustíveis fósseis. Os combustíveis fósseis são retirados da terra. Os mais comuns são: o carvão, petróleo, o gás natural e o urânio.
Combustíveis fósseisextração de petróleo

O carvão é uma rocha composta em sua maioria pelo elemento chamado “carbono”. O lugar onde a rocha nasce é chamado de jazida.

O petróleo é composto por hidrocarbonetos (que é a mistura de hidrogênio com carbono). Esse óleo, de cheiro forte e cor bem escura, é extraído do subsolo da terra, ou seja, de debaixo do solo.

O gás natural também nasce debaixo da terra e precisa ser extraído. Diferentemente do petróleo, não precisa ser refinado (tratado) para ser usado, sendo consumido na mesma forma em que é retirado das jazidas. 
A energia produzida por meio do urânio é chamada de nuclear. Ela é feita pela divisão do núcleo do urânio, que, quando repartido, libera uma quantidade muito grande de energia. A bomba atômica é era feita de urânio e pode destruir cidades inteiras, como aconteceu com Hiroshima, no Japão.

Desvantagem
Na medida em que a energia do carvão, do petróleo, do gás e do urânio propicia a descoberta de novos materiais que facilitam cada vez mais o nosso dia-a-dia, ela também apresenta um lado negativo. Sem ela, o homem jamais teria inventado uma arma tão poderosa capaz de destruí-lo: a poluição.  
Isso acontece porque a energia depende da queima desses materiais, e quando isso acontece uma grande quantidade de dióxido de carbono (CO2), óxidos de azoto (NOx), de enxofre (SO2)  e hidrocarbonetos (HC) são liberados na atmosfera causando o efeito estufa e acelerando o tão temido aquecimento global.
Renováveis ou alternativas
As fontes de energia renováveis são aquelas obtidas a partir dos elementos da natureza que, em tese, não vão acabar: a água (energia hídrica), o ar (eneregia eólica) e o sol (energia solar). 
A eólica é gerada pelo movimento de grandes turbinas ou hélices provocado pelo vento. Só 0,1% da eletricidade do mundo é feita dessa maneira. Sua produção não causa nenhum dano ao meio ambiente, mas a desvantagem é que se não tiver vento, não tem energia!  
A luz do sol é transformada em energia elétrica ou térmica. Os principais países produtores dessa energia são o Japão (com 1,13 GW funcionando), seguido da Alemanha (com 794 MW) e Estados Unidos (365 MW).  A vantagem é que essa energia não polue o meio ambiente. Geralmente, ela é usada em residências rurais, que ficam distantes da rede de energia elétrica. A desvantagem é que custa muito caro para ser produzida e só funciona onde faz muito sol.

itaipuHídrica é a energia produzida por meio do movimento da água. Ela é gerada por meio das usinas hidrelétricas, que adaptam o curso dos rios para usar a força da água que passa por ali. O Brasil é o terceiro maior país do mundo na produção desse tipo de energia, ficando atrás apenas do Canadá e dos Estados Unidos. A usina hidrelétrica é considerada a forma mais eficiente, limpa e segura de gerar energia, embora a sua construção possa alterar o clima e matar os animais que vivem nos rios onde ela funciona.
A foto acima mostra a Usina Hidrelétrica de Itaipú.
Crise
Em 2001, o nosso País passou por um momento delicado por causa da limitação de consumo (racionamento) de energia. Por que isso aconteceu? Porque a  população aumentou e a produção de energia elétrica continuou a mesma, ou seja, o consumo era maior do aquilo que era produzido. Resultado: faltou energia em algumas cidades brasileiras. O racionamento, que determinava um tanto de energia a ser consumido por casa e cobrava mais caro pelo que era usado em excesso, durou 9 meses, de junho de 2001 ao final de fevereiro de 2002. A previsão é de que se o Brasil não investir em novas fontes de energia, uma nova crise pode acontecer em 2009.

Ivan Camargo, professor de engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB), explica que antes do racionamento de 2001, o Brasil passou dez anos, de 1988 a 1998, sem investir no setor.  “Chegou a hora de investir na produção de energia porque o consumo aumenta a cada ano. É preciso agir rápido para não faltar”, alerta.

O professor contou ainda que para evitar uma nova crise é preciso investir em outros tipos de energia, como as renováveis, e ampliar a produção dos tipos  já produzidos no Brasil. “É preciso diversificar”, sugere o professor.

Imagens: Hoescht Informática (da Terra ligada a uma tomada).
FONTE:http://www.plenarinho.gov.br/



Este parque projetado por Song Young Jin Soo Yeon e Lee Sung Jae, é bem diferente de Playgrounds já que ele é projetado para reter energia das crianças e ao mesmo tempo ensinar a elas como ajudar o planeta de modo ecológico.
Através  de todos estes brinquedos as crianças aprendem como funciona as várias energias renováveis com o disfarce da brincadeira.

fonte: earthtechling

 
 
 
 
 
 ENERGIA EÓLICA:
 
A Energia Eólica 
 
 
 
 
 
Já ouviu falar da energia eólica?
A energia eólica é a energia formada pelo vento.

Sabe como se forma o vento?
O vento é causado pelo calor do sol. O sol aquece o ar. Durante o dia o ar que está sobre o solo é mais quente que o ar que está sobre o mar.

O ar quente do solo sobe para atmosfera e deixa um lugar vago que é ocupado pelo ar frio do mar. À noite, o ar que está sobre o mar é mais quente que o ar que está sobre o solo.

O ar quente do mar sobe para a atmosfera e deixa um lugar vago que é ocupado pelo ar frio dos solos. Estes movimentos do ar formam o vento.

Como se utiliza hoje a energia eólica?
Já deve ter visto no alto das montanhas grandes cataventos que giram com a força do vento. Esses cataventos chamam-se turbinas eólicas. A força do vento faz girar as pás das turbinas e, através de um gerador, produz energia eléctrica.

Se reparar normalmente existem muitos cataventos no mesmo local. São os parques eólicos.

Antigamente também se utilizava a energia eólica?

Sim as pessoas utilizavam a energia do vento. Sabe como os barcos se moviam? O vento soprava sobre as velas e fazia o barco navegar no mar e no rio.

Sabia que há mais de 5.000 anos atrás, os egípcios antigos usavam o vento para mover os barcos à vela no rio Nilo?

Mais tarde, as pessoas construíram os moinhos de vento para moer trigo e outros grãos. Depois estes cereais eram usados para fazer pão. Ainda existem muitos moinhos de vento espalhados por Portugal.

Alguns ainda estão em actividade e são visitados por turistas. Os moinhos também eram utilizados para bombear a água de poços.

Depois esta água era usada para regar as plantações agrícolas.

Sabia que a Holanda é famosa pelos seus moinhos de vento?
Hoje, a energia eólica é utilizada principalmente para gerar electricidade.

Sabia que a energia eólica é uma energia renovável?

É verdade, energia eólica não se esgota porque é obtida a partir do vento. E não polui o ambiente. 
 
 
Brincar com a energia eólica:
 
 
                                      
 
lâmpada fluorescente
As lâmpadas fluorescentes compactas são mais amigas do ambiente?


As ondas

Será que produzem energia?


As ondas 
Já deve ter ido algumas vezes à praia e encontraste a bandeira vermelha. Já sabes que não podes ir nadar. As ondas são muito grandes e é perigoso entrar na água do mar.

Mas será que as ondas só surgem para te deixar decepcionado quando vais à praia?
As ondas não existem só para te impedir de tomar banho na praia. Elas são um abundante recurso renovável. Podemos utilizar as ondas, correntes e marés dos oceanos para produzir energia.

As ondas são uma energia limpa e renovável que se pode utilizar para produzir electricidade. No futuro poderemos iluminar as nossas casas e fábricas com a energia das ondas.

Sabe como se formam as ondas?
As ondas são formadas por ventos que sopram sobre o mar. A energia das ondas resulta da força do vento exercida na superfície dos Oceanos.

O vento transfere parte da sua energia para a água através do atrito entre o vento e a água.

Sabia que Portugal tem boas condições para utilizar a energia das ondas?
Portugal tem uma costa muito extensa e ondulações que são excelentes para aproveitar esta energia.

É por isso que no nosso país têm sido desenvolvidos projectos de aproveitamento da energia das ondas. O Parque de ondas da Aguçadoura - ao largo da costa da Póvoa do Varzim, foi o primeiro parque mundial de aproveitamento da energia das ondas.

Curiosidade: Um barco japonês movido apenas a energia das ondas fez uma viagem de 6.960 quilómetros. Imagina tu que ele realizou a viagem mais longa de sempre de um barco movido exclusivamente a energia gerada pelas ondas do mar, após ter completado, uma viagem de travessia do Pacífico de desde Honolulu, no Havai, até ao canal Kii, na costa leste do Japão.


www.natureza-brincalhona.pt


 ENERGIA ELÉTRICA:
 
 















A energia hidráulica é uma valiosa fonte de energia.A água usada como fonte de energia, não tem sua utilidade esgotada. O constante fluxo de água na Terra pode ser aproveitado na geração de energia mecânica e elétrica.
Os primeiros dispositivos destinados ao aproveitamento da energia hidráulica foram rodas montadas numa estrutura colocada sobre um rio. Pás fixadas em torno da parte externa das rodas mergulhavam no rio, e a água, ao atingir as pás, fazia girarem as rodas. Os antigos romanos ligaram estas rodas-d'água a mós e usaram a energia para moer grãos.
Durante a Revolução Industrial, grandes rodas-d'água foram usadas para mover máquinas nas fábricas. Todavia, a energia não era constante. O aumento do volume das águas gerava mais energia do que o necessário, e as secas deixavam as fábricas sem energia. Por volta do final do séc. XIX, o motor a vapor havia tomado o lugar da energia hidráulica na maioria das fábricas.
A primeira usina movida a água para a geração de eletricidade foi construída nos EUA, em 1882. Essa usina hidrelétrica transformou a energia hidráulica numa importante fonte de eletricidade.

A mecânica da energia hidráulica

A água não pode gerar energia a menos que esteja fluindo de cima para baixo. O homem usa os efeitos da gravidade, que puxa a água para baixo, ao aproveitar a água para a produção de energia.
Mas é preciso usar um sistema mecânico para transformar em energia útil a força de uma queda-d'água, sendo que nenhum sistema mecânico é capaz de aproveitar toda a energia potencial. A energia que o sistema mecânico desenvolve é calculada multiplicando-se a energia potencial da queda-d'água pela porcentagem potencial que se usa.

Como funciona a hidrelétrica

A construção de uma usina hidroelétrica envolve muitos aspectos principalmente os da natureza, ela deve ser construída no encontro de vários rios e o relevo influencia bastante, há necessidade de desníveis para a água adquirir mais velocidade. É construída então uma barragem para que a água seja represada, esta deve ter uma grande altura para a água adquirir mais velocidade durante a queda, girando as turbinas que por sua vez produzirá eletricidade.
A produção de energia elétrica ocorre da seguinte forma:
A água que sai do reservatório é conduzida com muita pressão através de enormes tubos até a casa de força, onde estão instaladas as turbinas e os geradores que produzem eletricidade. A turbina é formada por uma série de pás ligadas a um eixo, que é ligado ao gerador.
A pressão da água sobre essas pás produz um movimento giratório do eixo da turbina.
O gerador é um equipamento composto por um imã e um fio bobinado.
O movimento do eixo da turbina produz um campo eletromagnético dentro do gerador, produzindo a eletricidade.
A eletricidade será transportada até nossas casas, mas primeiro ela passa por um transformador que aumenta sua voltagem, facilitando sua movimentação. Quando ela chega nas cidades um outro transformador reduz a energia de volta ao nível adequado para os aparelhos que usamos.


ENERGIA SOLAR:
 







O sol é a estrela mais próxima da Terra. Sabias que a luz solar demora 8 minutos a chegar à Terra?
 
Consegue imaginar as plantas sem sol?
 
As plantas não vivem sem sol. As plantas com a ajuda da energia do sol e com a absorção de nutrientes do solo produzem o seu próprio alimento. Este processo que a planta realiza chama-se fotossíntese.
 
Depois as plantas servem de alimento a muitos seres vivos, como os gafanhotos, os coelhos, os pandas e muitos mais. Estes animais chamam-se herbívoros. Agora já sabes o que são herbívoros. Herbívoros são animais que se alimentam de plantas.
 
Sem sol não existiam plantas. E as plantas são tão importantes, elas dão-nos oxigénio para respirarmos.
 
O Homem precisa de sol?
 
O Homem não vive sem o sol. É ele que nos dá calor, luz e que nos faz estar mais bem dispostos. É o sol que faz crescer os vegetais e os frutos que nos servem de alimento. Sem o sol não havia vida na Terra.
 
Podemos extrair vitamina D da sardinha e do salmão, mas também do sol. O Sol faz com que seja produzida no nosso corpo a vitamina D, que ajuda ao bom desenvolvimento dos ossos e a prevenir certas doenças. Mas não te esqueças, quando fores passear ao ar livre usa um boné e protector solar!
 
Qual a importancia do sol no ciclo da água?
 
O sol faz com que a água de rios, lagos, lagoas e oceanos evapore dando origem à chuva, à neve e ao granizo.
 
Conheces as formas de aproveitar a energia do sol?
 
Já alguma vez viste painéis solares?
Quando fores para a escola procura painéis solares nos telhados das casas.
 
Uns painéis captam a energia libertada pelo Sol e transformam-na em energia térmica. Esta energia serve para aquecer a água das nossas casas, a água do banho e da piscina. Isto é a energia solar térmica.
 
Outro tipo de painéis capta os raios solares e transforma-os em electricidade. Isto é a energia Fotovoltaica.
 
Curiosidade: Sabias que houve um rei que quis ser conhecido como o “Rei Sol”?
                     Chamava-se Luís XIV e foi rei de França.




                        
 
 
 
 ENERGIAS RENOVÁVEIS
 
     As energias renováveis
Já alguma vez deve ter ouvido falar da energia eólica (energia do vento) e da solar.

Também já deve ter visto no alto das serras grandes cata-ventos a girarem ao sabor do vento.

Mas sabe que energias são estas? Elas são energias renováveis.

E o que são energias renováveis?

As energias renováveis são capazes de se produzirem através de meios naturais. Elas nunca acabam porque estão sempre em renovação. E, como elas vêm da natureza são limpas e amigas do ambiente.

Elas são obtidas da natureza que nos rodeia, como o sol, o vento, a água, os mares, o calor do interior da Terra, o aproveitamento de resíduos da floresta e mesmo os resíduos que produzimos em nossas casas.

Já viste que as energias renováveis podem ser provenientes de diferentes elementos da natureza.

Mas que tipos de energias renováveis existem?
As energias renováveis que existem são a energia solar (sol), a energia eólica (vento), a energia hídrica (rios e correntes de água doce), a energia geotérmica (calor do interior da Terra), a biomassa (madeira, papéis, folhas de árvores, cana-de-açúcar, lixo biodegradável), a energia das ondas (ondas formadas pelo vento).

Curiosidade: Portugal já tem um parque de aproveitamento da energia das ondas ao largo da costa da Póvoa do Varzim - Parque de ondas da Aguçadoura.

Vamos perceber porque devemos utilizar as energias renováveis e porque são elas tão importantes.

O Homem utiliza grandes quantidades de petróleo, carvão e gás natural nas fábricas, na agricultura, nos automóveis, nas casas, etc. Estas energias chamam-se energias não renováveis.

As energias não renováveis são aquelas que acabam, pois demoram muito tempo a formarem-se e o Homem consome-as em grandes quantidades e muito depressa. Assim, essas energias não têm tempo para se renovarem. Outro problema é que elas são muito poluidoras.

As energias não renováveis não são amigas do ambiente.

Agora já sabes porque devemos utilizar as energias renováveis. Elas são muitos importantes para contribuir para o nosso bem-estar no futuro.
 
APRENDENDO SOBRE ENERGIA APRENDENDO SOBRE ENERGIA Reviewed by lindos desenhos para pintar on 00:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.